EXPLORE A GUARDA DO EMBAÚ E SEUS ARREDORES
A Guarda do Embaú é um dos principais destinos turísticos do litoral de Santa Catarina e fica a 50km da capital Florianópolis. Reconhecida como uma das 10 praias mais belas do Brasil, apresenta paisagens únicas graças ao encontro do Rio da Madre com o mar da praia da Guarda do Embaú, cercada ainda por Dunas de areia fina e macia e morros com vegetação preservada.
A Guarda do Embaú se tornou conhecida pelo Brasil após ser descoberta por surfistas nos anos 70 e se popularizou a partir dos anos 90, atraindo muitos turistas do país todo. Recentemente, foi intitulada 9a Reserva Mundial do Surfe, única praia com esse título no Brasil.
Sua beleza é mesmo encantadora, e um poto forte da sua vocação turística é oferecer atrações para todo tipo de visitante.
Para conhecer e desfrutar bem dos atrativos locais é interessante uma estadia mínima de 3 a 4 dias.
Após um dia de cheio de passeios incríveis, o turista pode relaxar em um dos bares e restaurantes localizados no centrinho comercial do bairro, onde é comum ouvir música ao vivo no meio da rua e ver muita gente jovem e despojada passeando.
A vida noturna também é animada, com pelo menos 3 casas noturnas que oferecem cardápios variados, de sanduíches a comida mexicana, ótimos drinks e muito boa música, até as 2h00.
A partir do bairro da Guarda do Embaú você poderá visitar diversos pontos turísticos naturais, como:
Rio da Madre - 10 minutos de caminhada
Praia da Guarda do Embaú - acesso por barco pelo Rio da Madre, ou a nado em dia de maré baixa
Pedra do Urubu - 30 a 40 minutos de trilha moderada
Prainha - 30 a 40 minutos de caminhada leve
Vale da Utopia - 40 a 50 minutos de caminhada moderada
Praia do Maço - 1h a 1h30 minutos de caminhada moderada
Praia de Cima - Pinheira - caminhada/trilha, bicicleta ou carro
Praia de Baixo - Pinheira - caminhada/trilha, bicicleta ou carro
Ponta do Papagaio - bicicleta ou carro
Ilha do Papagaio - bicicleta ou carro
Praia do Sono - bicicleta ou carro
e mais ao Sul:
Gamboa (25km) - 35 minutos de carro ou 1h30 de caminhada pela praia da Guarda
Garopaba | Imbituba- Dunas e praia do Siriu (28km - 45min), praia do Silveira (35km - 50min), praia da Ferrugem (40km - 1h), praia do Rosa (46km-1h10), Lagoa de Ibiraquera (48km - 1h15), praia da Barra de Ibiraquera (56km - 1h20).
Confira abaixo nossa galeria e nossas principais dicas de passeios!
Para ter o material em e-book, cadastre-se! E-BOOK EXPLORE A GUARDA DO EMBAÚ









PRAIA DA GUARDA E
RIO DA MADRE
A praia da Guarda do Embaú é acessada somente pela travessia do Rio da Madre. A travessia é curta e agradável, somente permitida por barcos a remo de nativos do local. Embora pareça tranquila, só deve ser feita a pé ou a nado por quem sabe nadar, por risco de afogamento, em função das eventuais correntezas. A praia da Guarda possui areia fina e clara e uma extensão de cerca de 8km. A cor dás águas e a força das ondas do mar variam muito em função das marés e da vazão do rio, a paisagem muda com frequência mas é sempre encantadora. Em geral o canto junto às pedras é ótimo para a prática do surfe. Além da prática de surfe, a modalidade stand up paddle, ou SUP, pode ser praticada em dias de maré calma no Rio da Madre, uma atividade divertida para adultos e crianças. A praia é plenamente ensolarada, não contando com sombra natural. Seu trecho inicial é muito bem atendido por barracas de comerciantes locais, que apesar de não contarem com energia elétrica, mantém uma boa estrutura e organização para comercializar alimentos simples e bebidas diversas, além de alugar cadeiras e guarda-sóis, propiciando conforto para quem curte mesmo ficar largado na areia relaxando. A praia não possui banheiro. Não é permitido o acesso de cães na praia nem o uso de churrasqueiras ou caixas de som.
TRILHAS E CAMINHADAS
Roteiros de trilhas e caminhadas são diversos, dos mais fáceis, para pessoas de qualquer idade e preparo físico, como a caminhada até o Costão, de onde se tem uma lista vista do oceano e de onde se pode inclusive observar baleias Franca em algumas épocas do ano. Há trilhas um pouco mais longas e recompensadoras, como a que leva até a Prainha e Vale da Utopia, com paisagens preservadas e deslumbrantes, boas ondas para prática de surfe, e agraciadas ainda com a presença de piscinas naturais no trajeto. E para quem prefere maiores desafios, é possível caminhar pela areia ao longo de toda a praia da Guarda do Embaú até alcançar a Gamboa, em direção ao município de Paulo Lopes. Importante em qualquer um dos trajetos aplicar filtro solar e levar consigo água um lanche leve. Lembre de recolher seu lixo após suas paradas de descanso e trazer com você. Evite horários muito quentes e abuse apenas das fotos e hashtags! Esses passeios serão experiências inesquecíveis!
PEDRA DO URUBU
DUNAS DO SIRIÚ,
PRAIA DO ROSA,IBIRAQUERA
Além disso, estando de carro, é possível fazer passeios mais longos, como por exemplo até as lindíssimas Dunas do Siriú , onde é possível aventurar na prática de sand boarding, e observar a fantástica paisagem das dunas. Ou visitar a famosa Praia do Rosa, muito procurada por surfistas e jovens mas também muito agradável para um almoço em família em um dos ótimos restaurantes que ficam bem sobre a areia da praia, com a vista deslumbrante do mar logo à frente. Um pouco mais adiante fica a Lagoa de Ibiraquera e a Praia da Barra de Ibiraquera, lugares lindos com uma energia indescritível, destinos menos conhecidos mas que sem dúvidas irão te surpreender.
A trilha para a famosa Pedra do Urubu é relativamente curta, dura cerca de 30 a 40 minutos, e só apresenta certa dificuldade no trecho final, onde é preciso subir a pedra mais alta apoiando-se em uma árvore, para se obter a mais bela vista panorâmica da região. Lá de cima é possível ter uma visão incrível do litoral, em 360 graus, sendo possível observar com clareza o encontro do Rio da Madre com o mar da praia da Guarda do Embaú e a Lagoa do Ribeirão, em paulo Lopes, com o sugestivo formato de um coração. É aconselhável levar água e um lanchinho leve para dar energia, mas pouca carga para facilitar na subida. Aplique filtro solar e repelente e não esqueça câmera ou celular para registrar essa paisagem exuberante. É preferível subir em horários mais frescos, como o início da manhã, e evitar dias de solo molhado, que pode se tornar muito escorregadio. A trilha é bem demarcada e bem movimentada, o risco de se perder no caminho é mínimo. Para quem tiver fôlego, é possível descer da Pedra e seguir o caminho em direção à Prainha a partir de um desvio no meio dessa trilha.